domingo, 27 de abril de 2008

JOÃO DO RIO: O CRONISTA QUE TRAZ A CIDADE NO PRÓPRIO NOME


"Cronista, repórter, colunista social, João do Rio é uma das maiores expressões da cultura brasileira (...). Mulato e homossexual, ele tudo viu e ouviu: candomblés, cartomantes, atrizes, políticos, literatos, socialites e marginais. Rui Barbosa, Marcel Proust, Isadora Duncan, o marinheiro João Cândido, José do Patrocínio, Tia Ciata são alguns dos muitos personagens que desfilam nas páginas de seus livros. Quando morreu, aos 39 anos, sua imagem se confundia com a do Rio de Janeiro, que ele soube representar tão bem em tudo que escreveu".
RODRIGUES, João Carlos. João do Rio: uma biografia. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.







"Paulo Barreto [nome verdadeiro de João do Rio], jornalista e acadêmico, critica o estabelecido num outro ponto: o corpo, a moral (...). Em seu próprio corpo inscreve o paradoxo: João do Rio postula, de um lado, a atenção à moda mas, de outro, desacata qualquer regime alimentar. (...) A atenção que João do Rio presta a certos discursos como o do traje, incluindo nele o dos perfumes ou o discurso amoroso, são manifestações de discursos alternativos contra a voz autorizada".
ANTELO, Raúl. João do Rio - O dândi e a especulação. Rio de Janeiro: Taurus, 1989.


"Essa eclética reunião de estilos, linguagens e filosofias - que, em outros autores revelaria somente um ecletismo superficial - é a própria essência de João do Rio e de sua época, cheia de antigas novidades e imortais velharias. Para um tempo de transição, um estilo e uma linguagem de transição"
RODRIGUES, João Carlos. "Prefácio". In: Dentro da noite. São Paulo: Antiqua, 2000.

------------------------------------------------------

ATIVIDADE PARA A PRÓXIMA AULA (29 DE ABRIL)

LEITURA E ANÁLISE DOS SEGUINTES TEXTOS:

1. OS LIVRES ACAMPAMENTOS DA MISÉRIA (Texto integral disponível em http://pt.wikisource.org/wiki/Os_Livres_Acampamentos_da_Memória )

2. OS FEITICEIROS (Texto integral disponível em http://pt.wikisource.org/wiki/Os_Feiticeiros )

3. A AVENTURA DE ROZENDA MOURA (Texto integral disponível em http://pt.wikisource.org/wiki/A_Aventura_de_Rozendo_Moura )



Nenhum comentário: